De acordo com dados da empresa de consultoria e pesquisa de mercado Digi-Capital, o valor total de vendas de aplicativos para dispositivos Android ultrapassou, no primeiro trimestre desse ano, o de plataformas iOS. Esse resultado, segundo o Business Insider, ajuda a destacar a viabilidade financeira de se desenvolver apps para o sistema operacional do Google.
A Apple sempre conseguiu gerar mais receita em vendas de aplicativos do que o Google, apesar de vender menos dispositivos com seu sistema operacional que a rival. Em 2014, segundo o Strategy Analytics, mais de um bilhão de dispositivos Android foram vendidos, contra quase 200 milhões de aparelhos rodando iOS.
A vitória, no entanto, não é apenas do Google. O estudo incluiu também o volume de vendas da loja chinesa de apps para Android, que não disponibiliza a suíte de aplicativos do Google (Gmail, Google Drive, etc) e não repassa à empresa nenhuma comissão. A receita total da chinesa foi pouco menor que a receita da Play Store, conforme pode ser visto no gráfico abaixo:
A empresa de marketing de games DAU-UP mostrou também que os aplicativos para Android estão superando os desenvolvidos para iOS em rentabilidade. Embora a receita média gerada por usuário do Android ainda seja menor do que do iOS, o custo de publicidade em aplicativos Android é de 20% a 50% menor do que em iOS, o que os torna tão lucrativos quanto aplicativos para sistemas da Apple.
As informações da Digi-Capital reiteram, no entanto, que os usuários de dispositivos com sistema operacional iOS continuam, em média, mais ricos e mais dispostos em gastar dinheiro com apps e em compras dentro de aplicativos.
Fonte: Olhar Digital
Tiago Albuquerque
Nenhum comentário:
Postar um comentário