A Apple anunciou nesta segunda-feira, 27, mais um balanço trimestral com números impressionantes. É inquestionável o sucesso do iPhone 6, que gerou receita recorde no final do ano passado e repetiu o feito nos primeiros meses do ano.
No primeiro trimestre de 2015, foram vendidos 61,2 milhões de iPhones, que geraram receitas na casa dos US$ 40 bilhões. Para comparação, o primeiro trimestre de 2014, quando ainda não havia iPhone 6, viu “apenas” 43,7 milhões de smartphones vendidos pela Apple, totalizando receitas de US$ 26,1 bilhões.
Não é surpresa dizer que as boas vendas do seu celular foram o carro-chefe de mais um resultado excelente da Apple. Os três meses iniciais do ano viram receitas de US$ 58 bilhões, um salto de 27% em comparação com o mesmo período de 2014. Também foi registrado um lucro líquido de US$ 13,6 bilhões, 32% maior do que o contabilizado no trimestre inical do ano passado.
Nem tudo são flores, no entanto. O iPad segue em queda livre, com 12,6 milhões de unidades vendidas. Os números podem parecer altos, mas eram maiores no começo do ano passado, quando foram vendidos 16,3 milhões de tablets. Ou seja: queda de 23% na comparação ano-a-ano. A tendência vem se repetindo constantemente e já é uma preocupação tanto para executivos quanto para acionistas.
Entre as possíveis explicações para a queda gradual e constante no interesse pelo iPad estão a falta de incentivo para upgrade dos atuais usuários e o fato de que os iPhones maiores suprem parte da demanda por telas maiores, bem como um resfriamento do mercado de tablets como um todo.
Fonte: Olhar Digital
Tiago Albuquerque
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