segunda-feira, 8 de junho de 2015

Mão biônica com código aberto pode tornar próteses mais baratas

(Foto: Reprodução)

A empresa japonesa Exii lançou um projeto que pode iniciar uma revolução na produção de próteses em todo o mundo: um braço biônico com design e código-fonte disponíveis gratuitamente na internet.
Além disso, é possível controlar e ajustar configurações do membro mecânico através de um aplicativo para Android e iOS, o que deixa o dispositivo mais acessível para quem precisa e não tem condições de pagar pelas caríssimas próteses disponíveis no mercado.
O fato de utilizar baterias de câmeras digitais, facilmente encontradas para venda no comércio da maior parte do planeta, também deixa seu uso mais barato. A maioria de suas peças podem ser feitas em impressoras 3D, o que permite também uma reposição mais rápida de peças crucias no funcionamento do prótese, por exemplo.

(Vídeo:youtube)


A transparência no processo de desenvolvimento é justamente o trunfo da Exxi, que pretende ganhar atenção da comunidade criadora e desenvolver todos os tipos de próteses com muito mais agilidade do que atualmente, estimulando também que outras empresas explorem o potencial do projeto HACKberry.
O protótipo do vídeo custa em torno de US$ 300 para ser produzido, embora o produto ainda não esteja disponível para a venda, esse é um preço muito abaixo dos padrões atuais de produção e venda de próteses.

Fonte: Olhar Digital

Tiago Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário