segunda-feira, 29 de junho de 2015

Pesquisadores ultrapassam capacidade de transmissão da fibra óptica


O mercado de tecnologia trabalha sob o alerta de que a internet está ficando robusta demais para a estrutura da fibra óptica, o que pode causar um colapso na forma como a rede é transmitida pelo mundo. Mas esse problema pode ser contornado.
Pesquisadores do Qualcomm Institute, de San Diego, descobriram como melhorar o poder do sinal óptico nesses cabos em quase 20 vezes, o que permitiu a transmissão à distância recorde de 11,9 mil quilômetros.
Como explica o Gizmodo, na fibra óptica o sinal é transmitido em uma série de frequências; conforme a quantidade de sinal transportado aumenta mais rapidamente, cresce também a interferência que cai sobre a rede. É como uma pessoa gritando dentro de um corredor: com a distância, o som vai perdendo a força.
Os pesquisadores desenvolveram combos de frequência que condicionam a transmissão de informações andes que eles se percam, o que é possível porque os pontos de distorção são previsíveis.

Ainda é preciso trabalhar para desenvolver o método a ponto de deixá-lo pronto para o mercado, mas ao menos já se sabe que é possível melhorar a infraestrutura atual até o ponto do próximo colapso. 

Fonte: Olhar Digital

Tiago Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário