quarta-feira, 13 de maio de 2015

Facebook lança ferramenta para publicação de notícias


O Facebook agora também é um site de notícias. Foi anunciado hoje o lançamento do Instant Articles, uma iniciativa em parceria com empresas jornalísticas que leva conteúdo multimídia para dentro da rede social.
Quando o usuário clica num link postado no Facebook leva cerca de oito segundos até que o material seja aberto, tornando a experiência de consumo frustrante - principalmente quando se trata de navegação móvel. Como seu nome indica, o Instant Articles permitirá que o internauta tenha acesso quase instantâneo ao conteúdo, porque ele estará postado dentro do Facebook.
As matérias poderão ser acompanhadas de fotos em alta resolução com um esquema diferenciado de zoom, vídeos que tocam automaticamente, áudio personalizado (com a voz do autor, por exemplo), mapas interativos, entre outras coisas. Caso tenha gostado de um trecho do conteúdo, o usuário pode curtir e comentar naquele pedaço - algo parecido com o que o Medium já faz.
Os veículos terão total controle quanto à venda de anúncios publicitários ou, se preferirem, podem deixar que o próprio Facebook se encarregue dessa parte. E será possível mensurar a audiência usando ferramentas de mercado, como comScore.
Nove empresas trabalham em parceria com o Facebook neste momento: The New York Times, National Geographic, BuzzFeed, NBC, The Atlantic, The Guardian, BBC News, Spiegel e Bild. Dessas, NYT, BuzzFeed, National Geographic, NBC e The Atlantic já têm reportagens especiais publicadas dessa forma.

Por enquanto, só é possível acessar esse tipo de material através do aplicativo do site para iPhone. 


Fonte: Olhar Digital

Tiago Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário