sexta-feira, 15 de maio de 2015

Por dentro de uma Maserati conectada: um novo conceito de carro


Por Renato Santino 

SAN DIEGO - Carros autônomos são hoje o “Santo Graal” da indústria de tecnologia automotiva. As empresas do ramo competem para desenvolver a melhor técnica e até mesmo o Google disputa seu espacinho nesta área. Mas até lá, há outra etapa do processo de evolução dos carros: torná-los “smart”, aplicando conhecimentos de computação tradicional e conectividade à internet para maior segurança e comodidade.
E se você unisse estas novas tecnologias a um carro de luxo? O resultado é a Maserati da Qualcomm. O modelo Maserati Quattroporte, de 2015, foi modificado pela empresa fabricante de chips para mostrar do que um carro conectado é capaz, e o Olhar Digitalteve a oportunidade de conhece-lo.
A começar pelos retrovisores, o que mais chama a atenção no carro modificado. São três, como sempre, posicionados nos mesmos lugares de costume. No entanto, observando mais de perto, é possível perceber uma diferença grande: eles não são espelhos, mas pequenas telas que mostram imagens geradas por uma câmera em tempo real.

Reprodução
Pode parecer um desperdício, mas a proposta traz algumas novas possibilidades, inclusive a de não ter mais a necessidade de retrovisores laterais, que poderiam ser tranquilamente posicionados em qualquer outra área interna do carro. Isso ajudaria a tornar os veículos mais aerodinâmicos, o que também se traduziria em economia de combustível.

A câmera também é capaz de captar mais informações que o espelho comum, assim como uma tela LCD é muito mais versátil do que um simples espelho. Na imagem acima é possível perceber uma pequena faixa verde, que serve como orientação para o motorista, informando que não há nenhum perigo nos pontos-cegos do automóvel.
São seis telas ao todo, contando com os três espelhos. O painel também é um display. Há ainda uma no console central e outra na parte traseira para que os passageiros do banco de trás possam ver o que está acontecendo.
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De forma invisível, há todo tipo de chip para permitir que o carro se mantenha conectado: Bluetooth, Wi-Fi, 4G e, ainda por cima, há sensores LIDAR, que usam a luz para calcular se há algum pedestre próximo. Assim, o motorista pode ser alertado a tempo de evitar um atropelamento. Tudo isso funciona à base de um chipset Snapdragon 602A, criado pensando na indústria automotiva.

Reprodução 
A tela de 12 polegadas no centro do carro é usada como um controle de todas as funções do carro, além de servir para orientação e entretenimento. É possível pareá-la a celulares e tablets, mas também há alguns aplicativos nativos, como rádio, que pode alternar a captura do sinal entre o modo tradicional e via internet 4G por streaming. A conexão LTE, inclusive, também pode oferecer um hotspot para passageiros poderem se conectar à internet por Wi-Fi.
Para finalizar, também há uma superfície WiPower, que oferece recarga sem fio para celulares compatíveis. Desta forma, é possível ter uma experiência de integração entre o carro e celulares totalmente livre de cabos.

*O jornalista viajou a convite da Qualcomm 

Fonte: Olhar Digital

Tiago Albuquerque

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