Esta organização sem fins lucrativos – predominantemente gerenciada por pessoas bastante novas – oferece experiências de gestão, trabalho em equipe e vivência internacional em intercâmbios para jovens universitários. Há mais de 40 anos no Brasil, são 58 escritórios espalhados pelo país. O desafio de manter uma comunicação integrada entre todos seus colaboradores era grande, mas um novo aplicativo adotado há pouco mais de dois meses parece que está mudando o panorama.
Para facilitar a comunicação da equipe, na qual várias pessoas viajam constantemente, eles passaram a usar o Slack, essa plataforma de comunicação corporativa que integra mensagens e redes sociais. Para a maioria dessa garotada, o e-mail já está ultrapassado; hoje é usado apenas para assuntos mais formais, mas nada impede que muito em breve o tradicional correio eletrônico seja totalmente eliminado por aqui…
O interessante é que a ferramenta permite integração com outras plataformas como serviços de armazenamento na nuvem, redes sociais, vídeos online, entre outros. Para facilitar a comunicação direta entre duas pessoas, basta usar tags e ir direto ao ponto. A versão móvel da plataforma ajuda a manter o fluxo da comunicação independente de onde esteja cada profissional.
Já o pessoal dessa empresa de eventos, que faz fotos e vídeos para casamentos e outras ocasiões especiais, trouxe para a rotina do trabalho uma ferramenta já bem conhecida de muitos de nós: o Whatsapp. Ainda que o aplicativo seja predominantemente usado para assuntos pessoais, aqui eles conseguiram se organizar para integrar a equipe que está constantemente na rua e dividida em diferentes escritórios.
A comunicação através do aplicativo melhorou a produtividade dos times e tornou a comunicação entre o pessoal de vendas e logística mais rápida e integrada. Até as tradicionais reuniões, que muitas empresas já fazem por videoconferência ou acha chamadas de voz, eles conseguiram substituir pelo uso do Whatsapp.
Outra ferramenta que mudou bastante o dia a dia e até nossa relação com as empresas são as redes sociais profissionais; principalmente o Linkedin. O tradicional currículo dos anos 90 – aquele em papel ou até digitado e impresso – com o crescimento da internet se tornou um arquivo digital compartilhado por e-mail e atualmente está com seus dias contados.
Além do Linkedin como rede social profissional, outra tendência que deve tomar o lugar do currículo são as plataformas de diversas empresas para que candidatos cadastrem suas informações de educação, histórico e experiência profissional… O próprio Olhar Digital tem um site de empregos no qual suas informações ficam salvas lá para se candidatar a vagas de TI e, claro, para que empresas possam avaliar seu perfil.
Fonte: Olhar Digital
Tiago Albuquerque
Nenhum comentário:
Postar um comentário