A nova geração de processadores da Intel, nomeada de Skylake, deve trazer alguns recursos novos para a próxima leva de PCs que deve chegar ao mercado em breve. Entre eles está a possibilidade de acordar seu computador apenas com um comando de voz, conforme anunciado nesta quarta-feira, 19, em conferência no Intel Developer Forum, em San Francisco.
O recurso permite que você diga frases como “ei, Cortana” ou “Cortana, wake up” (“Cortana, acorde”). Por meio de um processador de sinal digital de baixo consumo de energia integrado ao chip, o computador pode permanecer em um estado em que ele está praticamente desligado, mas ainda escutar o comando para ser ligado por meio da voz.
Claro, isso também implica as questões de privacidade que sempre fazem parte de um novo recurso do tipo. Afinal de contas, para entender estes comandos específicos, o computador também precisa escutar todo o resto do que é dito no recinto. Ferramentas similares apareceram em produtos como o Xbox One e o Moto X, sempre causando desconfiança em quem se preocupa mais com sua privacidade online.
É importante observar que, apesar de a Intel ter divulgado o recurso para a geração Skylake, os processadores Core M, apresentados no ano passado, também têm esta capacidade. A diferença é que na época não havia Windows 10 para aproveitar o recurso.
A Intel ainda não disse se este recurso precisará de um hardware específico, como acontece no Xbox One com o Kinect, ou microfones especiais.
Via Gizmodo / Olhar Digital
Via Gizmodo / Olhar Digital
Tiago Albuquerque
Nenhum comentário:
Postar um comentário