segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Carro autônomo do Google tem dificuldade para identificar ciclistas


No início de agosto, um ciclista publicou em um fórum na web o relato de seu encontro com um carro autônomo desenvolvido pelo Google. A história revela como o veículo que dirige sozinho ainda tem problemas para identificar se uma bicicleta está parada ou em movimento.
O usuário Oxtox conta que cruzou o caminho do veículo do Google em uma interseção de quatro vias, em Austin, no estado americano do Texas. "O carro chegou à faixa de pedestres uma fração de segundo antes de mim, então ele tinha o direito de passar. Fiz um track stand e esperei ele ir".
A manobra track stand consiste em manter-se equilibrado sobre a bicicleta parada, mas sem colocar os pés no chão. Entretanto, ao que parece, os sensores do carro não identificam um ciclista parado com esse movimento.
"Ele aparentemente notou minha presença (estava coberto de Go-Pros) e ficou parado por alguns segundos. Quando ele finalmente começou a andar, minha bicicleta se moveu um centímetro para frente, mas eu continuava parado. O carro freou imediatamente", conta o ciclista.
Novamente, assim que o carro voltou a se mover, Oxtox teve que "dar um tranco" na bicicleta para manter o equilíbrio, e mais uma vez o veículo freou de forma abrupta. O usuário explica que continuou nessa "dança" por quase dois minutos, enquanto os engenheiros do Google dentro do carro "davam risada e digitavam em seus laptops".
O ciclista admite, porém, que apesar da situação embaraçosa, ele se sentiu bem mais seguro cruzando o caminho de um carro autônomo do que quando encontra motoristas reais.
Via Washington Post / Olhar Digital
Tiago Albuquerque



Nenhum comentário:

Postar um comentário